4 Dicas de Vendas.



Se liga nestas 4 dicas para aumentar a eficiência de sua equipe de vendas.

Faça um planejamento estratégico
Para ter um bom desempenho nas vendas, a empresa deve saber com exatidão qual é o seu mercado alvo e como fazer para chegar a ele, qual o preço mais adequado para os produtos e serviços, como se comunicar adequadamente com os clientes e como gerar demanda para a equipe de vendas. “Com muita frequência ouvimos o dono da empresa reclamar da eficiência de seus vendedores. Como é que o vendedor vai vender produtos e serviços de uma empresa que não tem estratégia?”, indaga o especialista.

Tenha funções bem definidas
O tempo do vendedor é o mais valioso da empresa, por isso ele não pode ser desperdiçado com tarefas desnecessárias. “Vamos supor que um vendedor gere, em média, R$ 1.500 por hora em negócios para a empresa. Se ele gastar uma manhã respondendo e-mails desnecessários, esta atividade custou R$ 6.000 à empresa. Se ele levar 8 horas para elaborar uma apresentação ou uma proposta, terá custado R$ 12.000. Ter equipe de apoio a vendas não é uma questão de luxo, mas sim uma economia”, diz Hajjar. Destaque alguém na equipe para fazer as atividades do dia a dia, como escrever propostas e fazer contatos com os clientes atuais.

Estabeleça indicadores de desempenho
O rendimento da equipe de vendas deve ser monitorado para identificar problemas e gargalos. “Um método útil é o do funil de vendas. Tipicamente, para cada dez oportunidades prospectadas, temos cinco qualificadas, três que geram proposta e uma que vira negócio. Claro que isso varia de acordo com o produto e o lugar onde a empresa atua. O importante é que ela conheça seus próprios indicadores”, recomenda o especialista.

Ofereça a remuneração adequada
O que conta na hora de definir a política de remuneração é o equilíbrio. “A empresa deve estabelecer um sistema que permita ao vendedor ganhar muito dinheiro, mas sem cair na zona de conforto”, afirma o especialista. “Várias empresas estabelecem a remuneração de tal maneira que o vendedor, ao atingir suas metas, consiga dobrar seu salário mensal. Outras estabelecem aceleradores – quanto mais o vendedor passar sua meta, maior será o percentual da sua comissão”, exemplifica o consultor.


Autor: Dagoberto Hajjar, presidente da consultoria Advance Marketing.
Fonte: PEGN

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