Carteira Assinada ou Representação Comercial?


Esta é uma dúvida que deixa bastante perturbados alguns profissionais de vendas. Muitos preferem a segurança do contrato regido pela CLT, outros preferem a liberdade de trabalhar como RCAs. Mas o que é melhor?
Devemos analisar cada caso de acordo com o que é oferecido pela empresa contratante. É muito mais cômodo e seguro trabalhar com carteira assinada, afinal, você terá todos os benefícios que a lei lhe oferece, mas o salário será sempre menor, pois a carga tributária impede que as empresas paguem melhor. Em contra-partida, como RCA, você terá que arcar com todas as despesas, inclusive as pessoais como plano de saúde, alimentação e combustível. Em compensação, as empresas tendem a pagar uma comissão mais elevada para esta categoria, e no bico-do-lápis, se você for um bom administrador financeiro, verá que é muito mais lucrativa esta opção. 
A grande diferença entre as duas modalidades é quando se decide por encerrar o vínculo. Nessa hora, quem optou pela estabilidade da carteira assinada leva uma grande vantagem sobre os RCAs. Mas com um bom planejamento financeiro, ao longo do período trabalhado, você verá que no fim das contas, os RCAs terão ganho mais. 
Veja bem, você deve estudar bem as modalidades em cada empregador/contratante, pois a decisão final sempre será sua, e a coisa mais desagradável são pessoas que transferem a responsabilidade de suas escolhas à outras pessoas. Você precisa decidir o que é melhor para você, pois cada um é responsável exclusivo por seus atos.
Boas vendas!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas