O que fazer para otimizar seu tempo!


"Tempo é dinheiro", nada mais verdadeiro que esta frase, mas como transformar o tempo à seu favor?
O tempo não para. Desde a hora em que levantamos, os ponteiros do relógio teimam em trabalhar contra nós. Mas existe um jeito de você fazer o tempo trabalhar a seu favor, e eu vou lhe dar algumas valiosa dicas para isso.
Em primeiro lugar, tire um período durante a semana para preparar seu roteiro de visitas. Pode ser na sexta-feira a tarde, ou no sábado, ou até mesmo no domingo, desde que não atrapalhe seu lazer, porque ninguém é de ferro. Feito isto, vamos ao planejamento propriamente dito. Sempre a noite, prepare seu roteiro para o dia seguinte. Prepare seus catálogos, folders, apresentações, atualize seu sistema, revise sua lista de visitas para a semana, prepare propostas de valor, exclusivas para cada cliente, e verifique se existe alguma pendência que deva ser resolvida. No dia seguinte, cumpra religiosamente seu roteiro, exceções para problemas de última hora. Prepare sua visitas de modo que quando você vá, o trânsito venha e vice-versa. Não pule visitas, pois seu cliente com certeza estará lhe esperando para este dia.
Muito bem, lista feita, roteiro preparado, vamos ganhar tempo no cliente. Em primeiro lugar, existem dois tipos de vendedores: aqueles que tiram pedidos, e aqueles que vendem! O tirador de pedido chega e encosta a barriga no balcão, joga o catálogo em cima do cliente, e o resultado você já conhece, o cliente compra o que quer, e as vezes até esquece de comprar o que precisa. O outro vendedor, cumprimenta seu cliente e vai fazer sua obrigação, o "levantamento de necessidades". Neste momento, minha dica é para que você tenha já preparada uma planilha com todos os seus produtos, com ou sem preços, organizados por setor, ou fornecedor, o que for melhor para você. Uma planilha nada mais é que um check-list, onde você pode anotar o estoque de depósito e de gôndola, preços e eventuais problemas como avarias ou produtos vencidos. A importância de você ter tudo anotado, será lembrado mais tarde, quando você tiver que fazer uma rebaixa de preço para desencalhar "aquele" item vencendo ou que não gira, por preço errado. 
Quando você chega no seu cliente, com todas as informações levantadas, você demonstra com suas atitudes, que se preocupa realmente com o seu negócio. Não está ali simplesmente para "tirar um pedido", e sim para auxiliá-lo em seu empreendimento, com soluções embasadas em argumentos reais.
Depois de tudo anotado, seu único trabalho será pegar o ok na sugestão. Digo isso por experiência própria. Quase nunca negocio preços com meus clientes. Nos pedidos simples de reposição, que são o carro chefe de suas vendas, o único trabalho é não deixar seu cliente sem o produto. Você irá negociar preços e prazos, para pedidos de volume, aqueles que fazem a diferença na sua meta. Para isso, você tem que levar a proposta já preparada, nunca deixe para agir de última hora, pois o cliente pode lhe pôr em uma situação em que você negociará sempre na defensiva, e não conseguirá fazer uma boa venda. 
É isso aí, boas vendas!!!!

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