Vendedor "falador", é bom ser assim?


Sempre ouvi que temos duas orelhas e somente uma boca, para falar menos e ouvir mais. Até concordo que devemos estar atentos as mensagens, conversas, reclamações e todas as dicas que nossos clientes nos passam, as vezes involuntariamente. Acontece que eu sou um vendedor "das antigas". Falo muito, falo demais, converso que esqueço a hora. Sempre fui assim, e modéstia parte, me destaquei em todas as empresas que passei. Você vai para aquela palestra e o cara fala, fala, fala por duas horas, e você só ouve, interação quase zero, e no final o "especialista" te diz que você tem que ouvir mais que falar? Alguns clientes quase não tem tempo para você, principalmente se você trabalha com varejo alimentar, e tem que atender quem passa o dia atras do caixa. Nessas horas, seu discurso deve ser rápido e conciso, sem enrolação, afinal, tempo é dinheiro. Mas existem aqueles clientes que te recebem no escritório, com cafezinho, suquinho , ar-condicionado e água gelada, aí parceiro, o papo rola solto. Aquele que consegue conversar sobre diversos assuntos, sem parecer que sabe tudo, ao mesmo tempo em que entende o que o cliente diz, este com certeza está sempre um passo a frente. O importante é você mostrar real interesse no assunto, naquilo que seu cliente tem pra te dizer, sem parecer puxa-saco, e no final, seu pedido vai sair sem nenhum obstáculo. Uma boa conversa, é uma dádiva para todos, vendedores e clientes, pois o ditado diz: "é conversando que a gente se entende"! Boas vendas!!!!

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