Vender em Manaus, o grande desafio!


É pessoal, vender todo mundo acha que é fácil. É só mostrar o catálogo ao cliente e sentar a mão no pedido né? Nada disso, vender é complicado, exige estudo, planejamento e disciplina, e vender em Manaus é mais complicado ainda, afinal aqui temos uma coisa chamada "logística"!
Em outros lugares do Brasil, o depósito do cliente fica nas distribuidoras, que por sua vez podem fracionar seus pedidos aos fabricantes, tudo pertinho um do outro, "facim, facim". Aqui em Manaus o negócio é mais complicado. Pra começar, qualquer pedido do distribuidor para fábrica demora no mínimo 30 dias. Vocês imaginam o estresse mental de um comprador tentando acertar nas quantidades de cada item para não desabastecer o mercado antes que chegue o próximo pedido. Depois, o contorcionismo do vendedor para distribuir os pedidos de forma que seu cliente, também não fique sem produtos. É um tal de levantamento daqui, pacote dali. O vendedor chega para o cliente e diz: "Meu amigo, você vende x por semana, precisa comprar xx pois a demanda está maior que a oferta, corre o risco do produto aumentar e pior, você não tê-lo na gôndola". O cliente vira para o vendedor e responde: "Não tem problema, eu compro outra marca".... Aí o vendedor tem que mostrar porque ele é diferenciado. Tem que demonstrar com sólidos argumentos o que o mercado já sabe, o consumidor final dificilmente troca sua marca preferida, ele prefere trocar de estabelecimento!
Esse é só um dos muito problemas enfrentados pelos vendedores em Manaus. Em breve vou contar alguns "causos" que tive o prazer de ouvir e algumas vezes presenciar. Até mais!


Comentários

Postagens mais visitadas