Liderança que gera resultados.

Os resultados passam diretamente pela liderança. Esta semana trago dicas importantes de Graham Waller, analista do Gartner, sobre como alcançar uma liderança diferenciada para extrair o máximo da equipe. 

1) O comprometimento deve vir sempre em primeiro lugar, o resto vem depois: 
A liderança deve ser abraçada como papel principal, criando postura criativa e ambiente propício ao sucesso, assim, a grande preocupação do CEO deve ser lidar primeiro com pessoas, e depois com o resto, sabendo motivar e incentivar o time. “Grandes líderes devem desencadear força para dar energia a toda equipe”, disse. 

2) Lidere de forma diferente do que você pensa. Pense analiticamente e aja de forma colaborativa: 
Pessoas com grande desempenho querem resultados e têm estilo de pensamento analítico, entretanto, para ser bem-sucedido tem que esquecer o modelo de trabalho baseado em cumprir tarefas. É preciso estar lado a lado, trabalhando em conjunto e fazendo com que o trabalho funcione. “O modelo de executar tarefas pode trazer problemas no trabalho, mas também com as pessoas. Por isso é preciso mudar o estilo de trabalho criando maneiras em conjunto que sejam mais fluídas”, revelou. 

3) Adote postura mais suave, mas sem deixar de ser você mesmo: 
Um grande poder pode ser desencadeado quando se faz conexão com pessoas. Neste caso é preciso entender quais tarefas você desempenha bem e qual o seu talento, mas também, é importante fazer com que as pessoas entendam suas fraquezas. “Quando a pessoa é verdadeira consegue respeito, consegue conectar pessoas criando bases sólidas de relacionamento”, explicou. 

4) Estabelecer relações diretas leva a resultados diretos: 
Neste caso, Waller alerta para criar relacionamentos de trabalho priorizando o relacionamento à estratégia. “O trabalho deve ser planejado e realizado em conjunto, para dessa forma conseguir melhores resultados”, disse. 

5) Manter comunicação sempre e de todas as formas: 
“A comunicação deve ser feita com entusiasmo para motivar o outro a executar tarefas com entusiasmo” revelou. Mas, também relembrou a importância de simplificar a complexidade dos problemas. Se for o caso, explique de forma didática, use metáforas, histórias pessoais e, dessa forma, vai se aproximar da equipe conseguindo extrair o melhor de cada um. 

6) Inspire pessoas: 
Neste item, Waller citou Steve Jobs para falar da importância de motivar pessoas. “É preciso fazer com que as pessoas acreditem que é possível, que tenha aspirações, só assim você vai extrair o melhor da sua equipe”, disse. 

7) Construa pessoas, não sistemas: 
É importante identificar e focar em talentos aumentando a capacidade da companhia em desencadear o poder das pessoas dentro da organização e na entrega de resultados. “O melhor funcionário é aquele que é treinado dentro da companhia, por isso, investir em pessoas pode ser muito mais produtivo”, concluiu. 

Graham Waller é analista do Gartner. www.gartner.com 




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