Conheça 10 péssimos hábitos que estão matando sua produtividade.

Está difícil se concentrar no trabalho neste fim de ano? Pois saiba que ser produtiva não é fácil, mesmo quando se está disposta a trabalhar. A boa notícia é que melhorar a produtividade, nesta ou em qualquer época do ano, é uma meta muito mais possível se você não estiver se sabotando.

1. NAVEGAR SEM RUMO PELA WEB
Como a maioria das pessoas hoje trabalha com acesso à internet, fica ridiculamente fácil se desviar das obrigações para responder uma pergunta aleatória que surgiu na cabeça. Uma sugestão é anotar esses pensamentos ou questões no bloco de notas. Assim, você pode fazer a pesquisa mais tarde, e não antes de começar um trabalho.

2. LICENÇA MORAL
Uma das maiores dificuldades de criar um novo hábito (seja dieta, rotina de exercícios ou horário de trabalho) é a vontade de furar a rotina como forma de recompensa. A ideia do “eu mereço” é uma licença moral, que pode arruinar tudo. Em vez disso, tente pensar em si mesma como o tipo de pessoa que economiza dinheiro ou trabalha regularmente, e não como alguém que está trabalhando contra a própria vontade.

3. TRABALHO EM PRIMEIRO LUGAR
Coloque o seu trabalho como a coisa mais importante até que o final do dia. As pessoas costumam começar o dia com as tarefas fáceis e deixar o mais difícil para depois. É uma péssima ideia. Pesquisa mostra que as pessoas têm uma quantidade limitada de força de vontade, que diminui ao longo do dia. Sendo esse o caso, é melhor optar primeiro pelas maiores dificuldades.

4. REUNIÕES DESNECESSÁRIAS
Nada pior para interromper o fluxo de produtividade que uma reunião desnecessária. Com ferramentas como e-mail, mensagens e chat de vídeo, parece perda de tempo mover pessoas para discutir presencialmente temas que podem ser resolvidos à distância. Evite sobretudo reuniões sem uma agenda clara e sem horário de término. Se possível, reduza metade do tempo sugerido. Uma ideia é fazer a reunião em pé.

5. MULTI-TAREFAS
Muita gente acredita ser especialista em fazer duas coisas ao mesmo tempo, porém uma pesquisa científica descobriu que apenas 2% da população é efetivamente multi-tarefas.
Para o resto dos mortais, dedicar-se a mais de uma tarefa é um mau hábito, que diminui a capacidade de concentração e nos torna menos produtiva no longo prazo.

6. BOTÃO DA SONECA
Pode até parecer que o botão da soneca, que repete o alarme após alguns minutos, fornece um pouco de descanso extra, mas a verdade é que ele faz mais mal do que bem. Ao acordar pela primeira vez, o corpo já começa a liberar hormônios de alerta para prepará-lo para o dia. Ao voltar a dormir, você abranda o processo. Além disso, esses poucos minutos não são suficientes para um sono restaurador, que o corpo precisa.

7. NÃO PRIORIZAR
Para se proteger de eventuais falhas, é natural manter opções em aberto e tentar perseguir diferentes objetivos ao mesmo tempo. Por exemplo, alguém que trabalha há cinco anos com marketing, mas faz faculdade de direito. O bilionário Warren Buffett tem o antídoto perfeito: ao perceber que seu piloto pessoal não estava cumprindo seus objetivos de vida, Buffett pediu que ele escrevesse uma lista de 25 coisas que ele gostaria de fazer antes de morrer. Buffett, então, aconselhou o funcionário a escolher apenas cinco tópicos mais importantes e ignorar o resto.

8. EXCESSO DE PLANEJAMENTO
Pessoas ambiciosas e organizadas tentam maximizar a sua produtividade com um planejamento meticuloso de cada hora do seu dia. As coisas, porém, nem sempre saem como planejado. Em vez disso, tente planejar apenas quatro ou cinco horas de trabalho real, deixando as tardes com horário mais flexível.

9. POUCO PLANEJAMENTO
Você precisa de tempo para criar estratégias antes de tentar alcançar qualquer objetivo. Um professor de Harvard recomenda que você deve primeiro determinar o que quer como resultado final e, em seguida, elaborar uma série de passos para alcançá-lo. Quando se está no meio do caminho, dá para rever o trabalho e se certificar que o caminho está certo ou fazer ajustes conforme a necessidade.

10. MANTER O TELEFONE PERTO DA CAMA
Estudos têm concluído que as telas de smartphones, tablets e laptops podem prejudicar a produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o ciclo do sono. Uma pesquisa também sugere que as pessoas com níveis mais baixos de melatonina são mais propensas à depressão.

Fonte: revistamarieclaire.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas