O que esperar de 2015.

Bom dia vencedores!
É, quem trabalha com vendas já é um vencedor.
Somos a linha de frente da empresa, a ponta da lança. Mesmo com a ciumeira que nossos suados salários causam em boa parte dos nossos "colegas", somos sim, os principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma empresa.
Somos nós que saímos, com sol ou chuva, para colocar no mercado os produtos que precisam estar aà disposição dos clientes. Não vou nem entrar nos pormenores da venda em si, isso será assunto para um outro post.
O ano de 2014 não foi o esperado pela maioria dos analistas, me incluo neste meio, afinal com Copa do Mundo e Eleições, esperávamos muito mais!
2014 foi bom para alguns setores, principalmente bebidas, mas para o resto de nós, podemos considerar como pífio.
E 2015? O que podemos esperar?
Com a política do governo, de arrochar os salários, aumentar as tarifas e diminuir os investimentos nas políticas sociais, acho que não devemos nos empolgar com este ano.
Se analisarmos o mercado como um todo, mesmo o setor de varejo alimentar, praticamento imune às crises, vem sofrendo com uma desaceleração que há muito não se via.
Sabemos que em tempos de crise, o consumidor geralmente se divide em duas categorias: aqueles que não arriscam gastar seu dinheiro com experimentos e fidelizam com as marcas líderes, e aqueles outros que sem opção, acabam trocando os produtos por outros de preços mais populares.
De qualquer forma, acho que será um ano de ajustes, sem muita mágica ou invencionices. Podemos mesmo esperar um ano relativamente tranquilo, mas sem muito espaço para crescimento.

Por: Rogério Machado 

Comentários

Postagens mais visitadas