6 dicas para você parar de se preocupar sem necessidade

Foque em outras atividades e se esqueça dos pensamentos aflitivos (Foto: ThinkStock)
No mundo em que vivemos, é muito difícil não ter alguma preocupação. Agendas lotadas e medo de que algo de ruim aconteça com quem amamos são apenas alguns dos momentos de aflição que temos durante o dia.

A preocupação pode ser positiva. Com a ajuda dela, fica mais fácil honrar os compromissos, por exemplo. No entanto, em excesso, toda essa aflição tem o efeito contrário: ao se preocupar demais com um ou dois fatores, você pode se esquecer de outros pontos importantes da vida.

Vale dizer ainda que muitas preocupações em nossa vida são desnecessárias. Às vezes, o ideal é só deixar as coisas acontecerem. O difícil é enfiar esse otimismo em nossas cabeças. Uma reportagem, publicada originalmente na "Inc.", mostra truques para te ajudar a não se preocupar sem motivo. Confira as dicas, respire fundo e acredite que tudo dará certo:

1. Faça uma lista
Listas sempre ajudam a ter uma visão mais ampla de uma situação. Por isso, enumere todas as suas preocupações. Você terá a impressão, vendo tudo o que te aflige no papel, de que essas preocupações não são tão grandes assim. Além disso, este primeiro momento é útil para pensar no que pode ser feito para que nenhum dos itens te incomode em um futuro breve.

2. Trabalhe bastante
Com muita coisa para fazer, simplesmente não haverá espaço no seu cérebro para preocupações. Por isso, ocupe-se. Trabalhe bastante, estude e se dedique a hobbies. Assim, as aflições ficarão no segundo plano.

3. Puxe assunto
Mais um truque para dispersar seu cérebro. Fale com pessoas. Foque em temas leves: músicas e viagens sempre são tópicos interessantes para qualquer um. Capriche na conversa e faça o possível para cativar seu interlocutor. Com isso, seu cérebro para de ter pensamentos nocivos e foca em outra atividade mais prazerosa, diz a reportagem.

4. Medite
Arranje um tempinho para ficar em um lugar mais calmo, "esvazie" a mente e medite. A prática pode ser desafiadora, mas quem a faz diz que a meditação traz benefícios para o corpo e a mente. A internet tem vários aplicativos úteis para quem quer meditar. Vale pesquisar.

5. Faça algum exercício
Mova-se. Os exercícios físicos levam à liberação de serotonina, uma substância que nos traz bem-estar e prazer, em nossa corrente sanguínea. Também há estudos que mostram que atividades físicas regulares podem diminuir a ansiedade.

6. Saia da internet
Somos bombardeados de informação a todo dia. E-mails, mensagens e notícias aparecem a todo momento, e nem sempre são úteis. Por isso, saia da internet por um tempo. Você pode se dedicar a alguma das atividades propostas nos outros itens neste momento, já que você não verá nenhuma mensagem chegando. Passe um tempo consigo mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas