'Só há 3 modos de uma pessoa inteligente quebrar: bebida, mulheres e alavancagem financeira', diz Warren Buffett

O bilionário americano Warren Buffett, um dos três homens mais ricos do mundo, encontrou uma forma bem-humorada para criticar o excesso de endividamento de investidores. Em entrevista à rede americana CNBC divulgada nesta segunda-feira (26), ele citou uma frase do seu sócio, Charlie Munger:

"Meu sócio Charlie sempre diz que há apenas 3 modos de uma pessoa inteligente quebrar: bebida, mulheres e alavancagem financeira", afirmou Buffett. "Agora nós sabemos que as duas primeiras ele só adicionou porque elas começam com 'L'", completou, em referências às palavras em inglês - "liquor", "ladies" e "leverage".

Warren Buffett em entrevista à rede CNBC (Foto: Reprodução)

A alavancagem financeira é um conceito econômico que mede o grau de endividamento da empresa ou uma gestora de recursos em relação a suas receitas ou ativos.

Na entrevista, Buffett criticou novamente investidores que pegam empréstimos para comprar ações. No fim de semana, na carta anual da Berkshire Hathaway, holding que reúne seus investimentos, o bilionário explicou os perigos da estratégia.

Ele mostrou que a companhia teve perdas financeiras diversas vezes no curto prazo com desvalorização de ações.

"Nunca se sabe quanto uma ação pode cair no curto prazo. (...) Mesmo que você pegue uma quantia pequena emprestado e suas posições não sejam ameaçadas pelo mergulho do mercado, sua mente vai ficar embaralhada com as manchetes assustadoras e os comentários ameaçadores. E uma mente instável não vai tomar boas decisões", afirmou na sua carta anual.

Buffett é dono de uma fortuna estimada em quase US$ 90 bilhões. Sua empresa é dona de participações em grandes companhias como Apple, Coca-Cola e Goldman Sachs.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas