4 dicas para vender mais em lojas de calçados


Estamos em meio a uma crise econômica, porém o cenário parece ser um pouco diferente para o mercado de calçados. Em uma pesquisa inédita divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), no ano passado, o setor cresceu 3,4%. Em suma, 77% dos brasileiros compraram ao menos um par de calçados no ano passado, gerando um ticket médio de R$ 55,60.

Embora essa seja uma boa notícia para os empreendedores do setor, é preciso avaliar esses dados com cautela. O cenário é otimista, mas isso não significa que os resultados vão “cair do céu”. É preciso desenvolver uma série de estratégias e ações para conquistar a atenção do cliente.

Pense no atendimento como uma prioridade
Você sabia que, para o cliente, o atendimento é mais importante do que o preço ou a qualidade do produto? Esse foi o resultado de uma pesquisa da “Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, que entrevistou uma série de consumidores de todas as partes do país. Hoje, o cliente está mais exigente do que nunca e, por esse motivo, o atendimento precisa ser uma prioridade.


Além de apostar no treinamento dos colaboradores, que precisam desenvolver habilidades específicas para o ramo, é preciso que todos os processos internos sejam claros, garantindo agilidade para o cliente. É fundamental considerar que, no ramo de calçados, o contato entre vendedor e cliente costuma ser muito maior, por isso, eles precisam desenvolver uma sensibilidade específica nesse setor.

Desenvolva processos claros e ágeis
Como está organizado o estoque? O vendedor sabe localizar rapidamente o calçado para o cliente? Como proceder caso o cliente não encontre o número do calçado que procura? Enfim, é preciso que o gestor desenvolva processos internos claros, que possam ser seguidos por todos sem dificuldades. Novamente, o treinamento é indispensável para que os vendedores conheçam todos os processos da empresa.

Hoje, a tecnologia tem um papel fundamental não só na organização de processos, mas, principalmente, na divulgação do próprio negócio, mas esse ponto veremos mais adiante.

Aposte em ações promocionais
É claro que, para angariar mais clientes, é fundamental que o gestor aposte em ações promocionais. O marketing é tudo para um negócio, já que os resultados não caem do céu.


Uma dica é apostar nos programas de fidelização, também conhecidos como programas de recompensas, em que a medida que o cliente compra produtos na loja, recebe pontos que podem ser trocados por descontos ou prêmios.

Invista na tecnologia para vender mais
Como vimos, hoje existem várias ferramentas que podem ser usadas para aumentar as vendas. Em primeiro lugar, temos o CRM e o ERP. O primeiro ajuda o gestor a monitorar os clientes no funil de vendas, e o segundo auxilia na gestão de processos, o que é fundamental em uma organização. É possível coletar informações sobre as vendas perdidas (e o motivo) e, até mesmo, o número do calçado de cada cliente.

Com as informações coletadas, já é possível desenvolver uma série de estratégias em uma loja de calçados. É o caso do SMS, que tem sido usado para recuperar clientes perdidos. É o caso de um cliente que encontrou o calçado dos sonhos, mas não concluiu a venda, por não encontrar o seu número. Assim que o item entra em estoque novamente, ele é notificado para retornar à loja. Além disso, com as informações sobre o perfil de calçados adquiridos pelo cliente, você pode enviar mensagens notificando os lançamentos.

Com essas dicas para vender mais seu negócio certamente vai angariar o estoque que merece. Gostou das nossas dicas? Então, que tal compartilhar esse material nas redes sociais? Aproveite também para baixar nosso e-book sobre como aumentar a lucratividade da sua loja com campanhas de vendas e saiba como otimizar ainda mais o seu negócio!

Fonte: sixdoo.com

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