4 ideias para fazer uma goleada de vendas durante a Copa do Mundo


Você está com medo de não vender nada durante a Copa do Mundo? Aqui estão algumas dicas para acabar com esse problema.

Queira você ou não a Copa está aí. Isso não é algo que possamos fugir muito e, ao mesmo tempo em que a festa tem trago milhares de turistas ao nosso país, por outro lado, as empresas precisam continuar vendendo.

Afinal, a festa faz com que muitas empresas diminuam seus fluxos de compras e, abrir novas oportunidades durante a Copa pode ser um grande desafio.

Mas, por outro lado, a sua empresa não pode parar. Até porque, uma empresa não sobrevive sem vendas e, não pode se dar ao luxo de ter 1 mês extra de férias na época da Copa do Mundo.

Se você faz parte dos vendedores que, independente de quererem curtir a Copa, não vai deixar a peteca cair, e quer incrementar seus resultados, você vai precisar trabalhar bastante.

Simplesmente porque muitos clientes simplesmente estão com o sinal amarelo para compras durante a Copa do Mundo.

E o sinal amarelo não é por conta do uniforme do Brasil não. É que todas as empresas querem esperar a Copa passar, uma vez que, se formos campeões, a economia ficará aquecida. Caso contrário, as coisas podem piorar até as eleições.

Mas, infelizmente, as suas metas de vendas não estão suspensas. Então, é preciso ser inteligente e, aproveitar a Copa para vender mais para seus clientes atuais e, ir esquentando alguns contatos com potenciais clientes, para sair na frente quando a Copa acabar.

Nós selecionamos algumas ideias úteis para permitir que a sua empresa faça bonito como algumas seleções têm feito e, dê uma goleada de vendas durante a Copa.


#1. Aproveite o maior tempo livre para networking
Dificilmente as suas prospecções serão bem sucedidas nesse momento. Por mais que as pessoas queiram fazer negócios com você, elas vão pedir para você ligar depois da Copa, ou já vão começar a marcar reuniões para o final de julho.

Isso não significa que você não deve deixar de prospectar, mas você pode usar a Copa para fazer networking com seus clientes.

Em vez de liberar a sua empresa mais cedo, organize os jogos em seu escritório e, chame seus 10 ou 15 melhores clientes para assistirem o jogo na sua empresa.

Além disso, peça para que ele leve 5 clientes. Explique que, por conta da Copa do Mundo, as vendas estão em baixa e, ao fazer isso você consegue conhecer novos e potenciais clientes (os clientes de seus clientes) e eles conseguem fazer o mesmo, conhecendo outros clientes que estarão presentes no jogo.

Dessa maneira, o jogo pode se transformar em mais do que uma festa. O jogo pode ser uma oportunidade de trocar cartões, conhecer novos negócios e conseguir algumas reuniões.

Se você fizer isso em todos os jogos e chamar clientes diferentes, conseguirá juntar muita gente em torno da sua empresa para assistir o jogo e, fazer negócios entre um gol e outro do Neymar.

#2. Esquente antigos contatos
Sabe aqueles contatos que você vem conversando desde o início do ano e que ainda estão em cima do muro? Tire um tempo e dedique alguma atenção para qualifica-los durante a Copa.

Use o seu sistema de CRM para encontrar os clientes que estão em cima do muro desde o início do ano e aqueça o relacionamento com eles.

Pense em algumas ofertas para atrair esses clientes para vender durante a Copa para clientes que ainda não fecharam, nem se decidiram.

Aborde esses clientes diariamente, sondando sobre seu interesse e sua vontade de fazer um teste em seu produto, aproveitando para qualifica-los de maneira adequada com um discurso de vendas agressivo, para que eles se decidam logo.

Dessa maneira, você consegue qualificar e eliminar prospects que ainda não se decidiram, ao mesmo tempo em que consegue fisgar algum cliente que esteja esperando por uma oportunidade única de fazer negócio com você.

Esquente seus contatos antigos e tente recuperar oportunidades de vendas.

#3. Crie uma estratégia para vender mais para clientes atuais
Seus clientes atuais podem estar precisando do seu produto para, quem sabe, também vender mais.

Então, crie um plano para que seus clientes atuais vejam seu produto como uma oportunidade de vender mais durante a Copa. Para isso é preciso um plano para educar o seu cliente e para que ele enxergue a oportunidades ao comprar mais de você.

Quando a sua empresa educa o seu cliente e mostra que pode ajuda-lo a vender mais em uma época de vendas em baixa, pode despertar o interesse dos seus clientes para comprarem mais de você.

Vender mais para seus clientes atuais sempre será a forma mais barata de vender mais.

Afinal, seus clientes já conhecem o valor do seu produto, já conhecem a sua empresa e, não precisam criar dúvidas sobre a sua competência de entregar o que promete.

#4. Aumente o seu poder de contornar objeções

Muitas objeções como “não teremos dinheiro agora” podem ser facilmente contornadas com elasticidade do prazo de pagamento, um desconto para um contrato mais abrangente, ou até mesmo parcelamento.

A objeção da falta de dinheiro e de que a Copa do Mundo não é um bom momento para comprar nem sempre será verdadeira.

Para o varejo, por exemplo, esse é um ótimo momento para as vendas, e certamente isso ajudará o setor a fechar o ano em alta.

Pense em quantas pessoas que você conhece que compraram uma nova TV ou algum utensílio especialmente pensando na Copa do Mundo. Certamente, nem para todo mundo a Copa é um momento ruim para vender.

Por isso, aumente o seu poder de contornar objeções. Muitas vezes o seu cliente só está na defensiva por insegurança ou medo de estar cometendo uma atitude impulsiva ao comprar de você.


Aumente seu poder de convencimento e, sua habilidade de contornar objeções.

Não deixe que a Copa abale as suas vendas

Por mais que o seu mercado esteja enfraquecido pela Copa, você pode, e precisa continuar vendendo.

Mesmo que seu cliente não seja varejista, ou esteja animado com as vendas, ele pode estar inseguro com o evento e, perdido com o que esperar disso tudo. Como vendedor, cabe a você mostrar a seu cliente as razões que ele tem para comprar de você.

Quando você parte para o networking e começa a optar por formar alternativas de vender mais, você consegue suprir o vazio de vendas e, tirar as dificuldades de vendas de letra.

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