29 dicas para vendedor iniciante [ou experiente]

Dizem que vender é uma arte, ou que só se dá bem quem já nasceu com dom para ser vendedor. Eu discordo completamente que é preciso nascer com dom, há 8 anos atrás entrei nesse ramo de cabeça, sem saber absolutamente nada de vendas, e me surpreendi comigo mesmo já no primeiro mês.


Se parar para pensar, desde sempre estamos envolvidos com vendas, um bom exemplo disso é quando vamos ao supermercado com nossos filhos, estamos sempre negociando alguma coisa com eles, seja valor do produto, benefícios, ou qualquer outra coisa (e com certeza o mesmo aconteceu quando éramos pequenos com os nossos pais).

Dessa forma passamos a vida "vendendo" alguma coisa, até o momento que escolhemos algo específico para trabalhar. E foi o que aconteceu comigo quando resolvi vender cosméticos e máquinas de cartão, e nunca mais parei. Mas antes de trabalhar com esses produtos, eu "vendia" as minhas aulas de ginástica inconscientemente, pois nunca parei para pensar que eu também estava ali vendendo, na minha visão eu estava ensinando como cuidar do corpo e da saúde, mas não, porque se eu não "vendesse bem o meu peixe" eu acabaria sem a aula. Está percebendo como a venda faz parte das nossas vidas mesmo que indiretamente?!


Já ouvi muita gente dizer: Eu não sei vender! Eu não gosto de vender! Eu não vendo nada!

Eu entendo perfeitamente tudo isso, mas depois que você começa, não para mais. Se você aprende a vender o resultado e não o produto, te garanto que vai ser amor eterno. Aconteceu comigo! Eu amo vender, e amo ensinar vender (uma vez professora, sempre professora!!!).

E como todo começo tem lá suas dificuldades, o que é normal em qualquer ramo de atividade, hoje vou dar 29 dicas para você que está iniciando nas vendas, mas que vale muito para quem já trabalha com isso e que eu acho importantíssimo retomar alguns pontos de vez em quando. Às vezes algumas coisas se tornam tão automáticas que acabamos esquecendo de pequenos detalhes que fazem muita diferença. Isso já aconteceu comigo várias vezes, então estou sempre recapitulando.

Anote as dicas:

  1. Saiba bem o que vai vender e sobre o que está vendendo. Trabalhar com o que se gosta é o sonho de muita gente, então se você tem essa oportunidade siga em frente, já é meio caminho andado para o sucesso. Estude muito sobre o seu produto, quanto mais souber, melhor! E não precisa falar "difícil" com seu cliente, explicar de forma simples e clara fará com que ele acredite que conseguirá usar o produto sem ter você por perto.
  2. Não tente vender o produto, mas sim a solução que ele oferece. Se você for convincente e resolver o problema do seu cliente, o preço do produto "não será" importante para ele. 
  3. Seja curioso pelo seu produto e empresa. Sabe aquela resposta na ponta da língua, é o que você precisa ter quando for questionado pelo seu cliente.
  4. Você vai ouvir muitos NÃO's, mas nós já sabemos que esse é sempre garantido. Quanto mais você souber sobre seu produto, e quanto mais você oferecer o seu produto, mais conversão para o SIM você terá.
  5. Aprenda a identificar a necessidade do seu cliente e tenha sempre um bom argumento caso o NÃO apareça, afinal é você que sabe todos os benefícios que seu produto tem a oferecer, e se poderá ser bom ou não para o cliente.
  6. Marque presença, não somente no sentido de "quem não é visto não é lembrado", mas principalmente no sentido de "eu tenho o melhor atendimento". Acredite, o melhor cartão de visitas é o boca a boca, e quem faz é o seu cliente satisfeito.
  7. Pense sempre no que vai dizer, escolhas as melhores palavras para garantir a sua venda. Eu já falei sobre isso em outro post aqui no Blog (ver video do post), e citei a importância da leitura e do conhecimento para um bom vendedor.
  8. Faça as perguntas certas para seu cliente, assim ele poderá lhe dar a dica que você precisa para fechar a venda. Lembre-se que você está vendendo a solução para o problema dele, então nada melhor do que ele mesmo falar sobre o que ele procura.
  9. Escute mais do que fala. Mas não pense que é só deixar o cliente falar, falar, falar... O bom ouvinte é aquele que deixa o cliente falar, mas tem a atenção toda voltada para o que está sendo dito, sem deixar o pensamento ir dar uma volta.
  10. A remuneração não deve ser a sua principal preocupação no início. Claro que é importante, e que você deve estar me achando louca, mas acredite, quanto mais você aprender no começo, maiores serão as suas chances de vendas. Vender por vender não é tão prazeroso quanto vender a solução do problema.
  11. Troque ideias com vendedores mais experientes, especialmente com aqueles que gostam de compartilhar conhecimentos, com certeza eles te ajudarão muito nesse início.
  12. Arrisque-se. Testar aquilo que você considera que funcione poderá ser a chave para abrir grandes portas. Se não testar nunca saberá se dá certo. Se errar, corrija seu erro e tente novamente. Se falhar mais uma vez, anote o erro para não cometê-lo de novo.
  13. Acorde de manhã já pensando em ser bem sucedido. Parece bobagem mas, vendedores de sucesso tem pensamentos vencedores.
  14. Seja verdadeiro. Mentir para conseguir fechar uma venda nem sempre é uma boa opção.
  15. Se não sabe algo sobre o produto/serviço, não tenha receio de dizer que não sabe, mas que irá se informar a respeito para passar a informação corretamente para o cliente o mais breve possível. 
  16. Seja prático! Por mais que você fale sobre o produto para seu cliente, ele não se lembrará de tudo, e talvez você tenha que repetir posteriormente. Adote uma maneira simples para que ele entenda como aquilo poderá ajudá-lo no dia a dia.
  17. Aprenda a trabalhar em equipe, cedo ou tarde você irá precisar. Quem sabe você não monta uma equipe para trabalhar com você?!
  18. Esteja atento às novidades do mercado dentro do seu nicho, e às atualizações do seu produto.
  19. Há vários tipos de clientes, então eu recomendo que aprenda a identificá-los e que esteja preparado para lidar com todos esses perfis.
  20. O seu tempo é limitado e precioso... e o do seu cliente também, então aproveite-o bem. Além de que, uma explicação simples e de fácil entendimento é muito melhor do que correr o risco de se enrolar durante uma conversa demorada.
  21. Ninguém é melhor ou pior que você. Sua situação atual pode ser modificada desde que você trabalhe para isso.
  22. Se tiver um "chefe", veja-o como alguém da sua equipe e não como inimigo.
  23. Nem sempre você tem razão. Muitas vezes é importante aceitar o ponto de vista dos colegas de trabalho e até mesmo dos clientes.
  24. Está começando e não sabe bem o que fazer, ou como fazer? Que tal ter o espelho e um gravador como seus amigos nesse momento?! Pratique...
  25. Se tiver oportunidade, participe de treinamentos em várias áreas, como: atendimento ao público, fechamento de vendas, vendas pela internet, etc... Já dei uma super dica de aplicativo nesse post aqui no blog.
  26. Aprenda tudo sobre a empresa que você representa, o mais rápido que puder. Muitas vezes o cliente não quer apenas saber sobre o produto, e te faz perguntas sobre a empresa também.
  27. É muito importante que você tenha vida fora do trabalho. Cumpra o seu horário e dedique-se à sua família e amigos. Dizem que, "quem precisa trabalhar pela noite adentro para garantir bons resultados é porque não sabe trabalhar!". Reveja seu trabalho, manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é muito importante. Qualidade de vida é fundamental!
  28. Pense no seu futuro, aonde quer chegar, o que realmente quer fazer. Isso ajudará muito a definir suas estratégias, estudos e realizações.
  29. Foque na venda em si, mas não se frustre se não finalizá-la nesse momento. Muitas vendas acontecem depois de vários encontros. Como eu disse na dica 19, há vários tipos de clientes, e um deles é aquele que não compra no primeiro encontro, ele precisa pensar, analisar, consultar a esposa, o marido, os amigos, pesquisar as recomendações de outros usuários na internet... enfim, se não vender hoje, vende amanhã, o importante é não desistir no primeiro, segundo ou terceiro encontro, ok?!

Esse trabalho não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam por aí, ou que precisa ter vocação para ser um excelente vendedor, nós só precisamos nos dedicar a aprender assim como em qualquer outro lugar. Lembrando sempre que, independente do trabalho, você indiretamente está vendendo algo, então por quê não aprender como fazer?! 

E o melhor disso tudo é ouvir do seu cliente algo como: "Você é um(a) excelente vendedor!", "Você é o(a) melhor consultor(a) que eu conheço!"..., ou quando conhecemos pessoas novas e sabemos que elas foram indicadas pelos nossos clientes por causa do atendimento. Isso não tem preço!

Então essas são as minhas dicas de hoje para você que está começando nessa área agora, independente da idade, produto, empresa, aprenda tudo e mais um pouco porque vale a pena. 

Se você não está iniciando mas sempre busca rever conceitos para melhorar as vendas, encare essas dicas como uma injeção de ânimo, falo isso porque sei bem como é, e funciona perfeitamente comigo.

E se você gostou das dicas compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao artigo, é só clicar nos ícones no final do post.

Até a próxima!

Fonte: BEAUTY4US

Comentários

Postagens mais visitadas