Dia dos Pais: 6 dicas para vender muito


O Dia dos Pais é uma data com apelo emocional suficiente para alavancar as vendas de vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, artigos esportivos, livros, entre outros segmentos. Por isso, fique com uma lista de sugestões, campanhas, ou ações de baixo custo que podem fazer muita diferença nos seus resultados!

Invista nos campeões de venda
A Netquest realizou uma pesquisa com 1.150 brasileiros sobre a intenção de compras no período que antecede o Dia dos Pais. A pesquisa mostrou que os presentes mais escolhidos são equipamentos eletrônicos e de informática, ainda que os filhos prefiram dar roupas e calçados. Relógios e ferramentas também se destacam, assim como cosméticos e acessórios. Esses dados vão de acordo com os resultados de vendas divulgados nos anos anteriores pela Fecomércio em todo o Brasil. O que nos leva à segunda dica!

Foque nos filhos
O Dia é dos Pais, mas todas as suas ações nessa data devem ter os filhos como alvo, afinal, são eles quem vão às compras. Aproveite e pense em produtos para serem usados em dupla ou com o restante da família, como acessórios personalizados e jogos de tabuleiro. E você ainda pode pensar em algo do tipo “compre um, leve outro”, para pais e filhos que compartilham o mesmo estilo/gosto!

Mantenha a tradição
Quem nunca deu uma gravata, meia ou caneta para o pai? Que tal ir além, explorando essa tradição com um pouquinho de humor? Crie uma promoção em que o cliente leva de brinde um desses itens na compra de um produto de valor mais alto. Divulgue nas redes sociais e dentro da loja algo como: “Pensando em dar uma caneca, de novo? Nas compras acima de R$80 no presente do seu pai, a caneca é por nossa conta!”. Use a criatividade para tornar a promoção tão divertida quanto for possível.

Se esses itens não fazem parte da sua lista de produtos, aproveite a oportunidade para estabelecer parcerias com o comércio local. Entre em contato com possíveis parceiros para uma campanha ainda mais rica.

Ofereça embalagens e cartões
Se a dica anterior ficar um pouquinho pesada para o seu orçamento no momento, oferecer embalagem e cartão de presente é uma ideia mais em conta e que facilita muito para o comprador. E de brinde, você pode colocar o próprio cliente para trabalhar!

A ideia é que tenha um espaço na loja para que os filhos possam personalizar as embalagens e escrever nos cartões que você disponibilizar. Além do papel de presente, junte algumas revistas para recortar, papéis diversos, cola, fita adesiva, gizes de cera, canetinhas e lápis coloridos.

Mesmo que a “estação de embalagem” funcione bem na sua loja, ainda é interessante treinar seus funcionários para embalar presentes, ou então, oferecer embalagens prontas.

Facilite a escolha do presente
Escolher um presente não é tarefa fácil. Portanto, auxilie seus clientes, disponibilizando seu catálogo de produtos do jeito que ele precisa!

Você pode criar diversos álbuns na página da sua loja no Facebook com as categorias de produtos divididas principalmente por preço, por mais procurados ou por clássicos, etc. Outra sugestão é segmentar por “estilos de pai”: esportista, chef de cozinha, vaidoso e por aí vai!

Invista em um design chamativo e padronizado. Se possível, procure ajuda de um profissional para fazer fotos de qualidade e organizar sua galeria de um jeito atrativo.

Produto do dia
Nessa campanha você deve promover uma mercadoria por dia com preço promocional. O ideal é que o produto seja um lançamento, pois o objetivo dessa ação é despertar interesse pelo seu catálogo inteiro de produtos e também fazer com que o cliente volte mais vezes.

Não estenda muito essa promoção! Neste ano, o Dia dos Pais é dia 12 (segundo domingo de agosto). Separe, no máximo, uma dúzia de produtos para promoção: um para cada dia, do dia 1 ao dia 12. Assim, você cria um clima de urgência ao afirmar que os preços baixaram exclusivamente para o Dia dos Pais, incentivando as compras por impulso.

E para finalizar, não esqueça de agregar essas dicas a uma boa divulgação e uma vitrine chamativa!

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