O tempo

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase, ou ditado como queiram, "tudo tem seu tempo".... Pois bem, essa é uma daquelas máximas onde a sabedoria popular nos mostra a simples verdade dos fatos, tudo e todos tem seu tempo.

Quando vamos visitar um cliente, que está agendado em nosso tempo, independente da vontade do cliente (aqueles que trabalham na venda externa das empresas de distribuição sabem bem do que estou falando) nós muitas vezes não nos preocupamos com o tempo, nem do cliente e nem dos concorrentes, que também estão lá, tomando o tempo do cliente.

Alguns bons profissionais, que fazem o dever de casa, sabem o melhor tempo para a visita. Sabem a hora certa de entrar no tempo do cliente. Vou dar um exemplo: Você chega no mercadinho ou em outro tipo de estabelecimento, e levanta as necessidades do cliente. Depois você prepara sua proposta, e só então vai até o cliente/comprador para fechar a venda. Chegando lá, uma fila de outros vendedores está na sua frente. Então você tem que aguardar pacientemente sua vez.

Agora vou falar o que pode ser feito. Você deve conhecer o tempo do seu cliente. Muitas vezes fiz todo o trabalho pré-venda no dia anterior, e chegava no cliente com um café quentinho e logo cedo, e fechava meus pedidos sem problemas. Claro que isso não serve para todos, mas como disse, é um exemplo prático do que pode ser feito. Pense nisso, o tempo pode ser nosso maior inimigo ou nosso maior aliado.

Até a próxima meus caros!


Autor: Rogério Machado/ sempre vendedor!

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